segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes/Emily Bronte

"Conta-se sobre um amor, um amor impetuoso e temperamental. O amor obsessivo que não aguentou a pressão que o sufocava. Um amor colérico que não teve a oportunidade de ser tocado e vivido. Um amor que destruiu a todos que ousavam ameaçá-lo. O amor que se alimenta, até rompe barreiras como a morte.
Heathcliff e Cath, o leão e a cobra venenosa. O que eles tinham em comum? Apenas o temperamento que dividiam, eram como dois animais que facilmente se irritavam e guardavam rancor , mas que sabiam ser ferozes na sua natureza de forma avassaladora.
Os dois só encontravam a calma e o sossego apenas próximos um do outro. Eles só conseguiam ser verdadeiramente eles mesmos quando se encontravam lado-a-lado. Eles eram inteiros juntos. Ninguém os suportava individualmente, mas juntos eles se entendiam..."


O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte.

Li esse livro aos 10, 13, 15 anos, e lembro de algumas linhas do livro como se tivesse lido ontem. Coisa que é meio difícil de acontecer, um livro infiltrar na minha memória desse jeito. Na época eu não entendia muito bem os personagens e a história em si. Hoje, lendo o livro, eu consigo enxergar o quão bom, complexo e romântico o livro é. E esse texto é ótimo. 


2 comentários:

  1. É com certeza um dos meus favoritos, Heathcliff e Cath (e muitos outros personagens, inclusive) tinham mesmo uma temperamento difícil de suportar, me vi impressionada por várias vezes diante do livro. Há uma página que me ganhou por completo, me surpreendeu e nem é tão significativa assim, pra falar a verdade, qualquer dia desses eu escrevi os trechos que mais gosto dela, infelizmente o livro não é meu.
    Ah, Matheus, cê tá gostando de Marina? Tenho uma vontade tão grande de ler os livros de Carlos Zafón. T_T Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e com certeza me marcou também, pareceu que eu estava ali dentro do romance enquanto lia, são interessantes os personagens e a história em si e a morte de Heathcliff que pra mim ficou como um mistério no final, me intrigou.

    Beijos

    ResponderExcluir